Quem Somos

A Clínica de Reabilitação de Carnaxide surgiu em Novembro de 1995, pretendendo ter um papel importante no diagnóstico de diversas entidades clínicas e inovadoras soluções terapêuticas.

Iniciou assim a sua actividade com a responsabilidade da Direcção Clínica pelo Dr. Licínio Carneiro (Fisiatra) realizando-se as primeiras consultas médicas e os tratamentos de fisioterapia pela Fisioterapeuta Fátima Cravo com o apoio das recepcionistas Maria Antónia e Salete Lavinas.

Rápidamente a Clínica cresceu e ao fim de um ano éramos uma equipa de 9 pessoas envolvidas neste projecto – um médico, quatro fisioterapeutas e quatro auxiliares de fisioterapia, primando sempre pela qualidade e pela inovação.

Se bem que a Clínica iniciou com uma vertente Fisiátrica e de Fisioterapia, a procura de uma abrangência clínica médica levou-nos, a par de um crescimento contínuo, à introdução de novas valências médico-cirúrgicas, com a colaboração de especialistas não só em Fisiatria como em outras especialidades. Este crescimento também se repercutiu no espaço estrutural da Clínica e em novas técnicas de diagnóstico e de intervenção terapêutica.

Presentemente somos uma equipa dinâmica com actuação na Medicina de Reabilitação e Fisioterapia, Medicina Estética, Cardiologia, Pneumologia, Cirurgia do pescoço e tiroide, Terapia da fala, Psicologia, Dietista e Acupunctura.

MISSÃO

Promover e integrar a reabilitação fisica e psiquica do cidadão, sua inserção familiar e psico.social com a saúde, estética, bem-estar e qualidade de vida .

VISÃO

Ser uma clínica de referência na área de Medicina Fisica e de Reabilitação e de Fisioestética aliada ao Bem-estar da pessoa no seu todo.

VALORES

Qualidade, eficiência, honestidade, rigor, transparência, trabalho em equipa, respeito, valorização pessoal, cooperação, humanidade, simpatia.

ÁREAS CRÍTICAS DE SUCESSO

Diagnóstico; Terapia; Inovação; Transmissão de conhecimentos.

Fisiatria
A Fisiatria ou Medicina Física e Reabilitação é uma especialidade médica responsável pelo tratamento de uma ampla variedade de doenças que causam algum grau de incapacidade, desde casos mais leves como uma dor nas costas (lombalgia) até lesões mais graves como as sequelas de um AVC, e cujo objectivo principal é a recuperação funcional e o alívio da dor do paciente.
licinio-carneiro
Dr. Licínio Carneiro
Horário: De segunda a sábado.
Dra. Ana Rolo Duarte
Horário: Segundas e Quartas.
Psicologia Clínica

A Psicologia Clínica tem como objectivo a avaliação, o diagnóstico e o tratamento do sofrimento psíquico, promovendo o bem-estar emocional e melhorando a qualidade de vida.

Na consulta de Psicologia vai encontrar um espaço seguro e confidencial, um espaço sem julgamento ou crítica, onde poderá explorar os seus sentimentos e pensamentos.

Ler mais


Há situações na vida que provocam mal-estar e desconforto psicológico, por isso existem vários motivos pelos quais pode marcar uma consulta. Pode sentir-se deprimido, ansioso, preocupado, triste, sozinho, intolerante, desmotivado, impaciente, perdido ou inquieto.

Uma consulta de Psicologia pode ajudar sempre que se depare perante problemas e dificuldades que não está a conseguir resolver ou ultrapassar.

Algumas áreas de actuação da Psicologia:

  • Depressão
  • Ansiedade
  • Fobias
  • Ataques de pânico
  • Stress
  • Dificuldades de auto-estima
  • Perturbações alimentares (anorexia, bulimia)
  • Perturbação obsessivo-compulsiva
  • Comportamentos aditivos (álcool, substâncias, jogo, compras)
  • Luto
  • Solidão
  • Isolamento
  • Agressividade
  • Separação, divórcio
  • Traumas
  • Problemas relacionados com a actividade profissional
  • Problemas na vida familiar
  • Dificuldade em dormir
  • Falta de energia, aumento do cansaço físico
  • Desenvolvimento pessoal e autoconhecimento

6
«Quantas vezes, para mudar a vida, precisamos da vida inteira. Pensamos tanto, tomamos balanço e hesitamos, depois voltamos ao princípio, tornamos a pensar e a pensar, deslocamo-nos nas calhas do tempo com um movimento circular (…). Outras vezes uma palavra é quanto basta.»
José Saramago, «Jangada de Pedra»

Dra. Rita Ruivo
Horário: Quinta-Feira.
Dra. Cristina Pires
Horário: Terça-Feira.
Psicologia Educacional
A consulta de Psicologia Educacional é direccionada essencialmente para obem-estar da criança e sua família, em estreita ligação com os diversos contextos vivenciais da criança, como a escola e outros ambientes em que a mesma se encontre inserida.
Dra. Rita Bettencourt
Horário: Por consulta.
Dra. Elsa Figueiredo
Horário: Por consulta.
Nutrição Clínica
A área da nutrição clínica  tem como objectivo promover o suporte nutricional e a segurança alimentar nas várias faixas etárias.
Abrange a prevenção e a terapêutica  das mais  variadas  patologias: Diabetes, Hipertensão, Obesidade, Insuficiência Renal, Doença Cardiovascular, Doenças Gástricas, Intestinais, Oncológicas entre outros).
Ler mais

Além da  avaliação nutricional, realiza-se o cálculo, planificação e elaboração dos vários regimes alimentares, naturais ou artificiais (ex: nutrição por sonda) para doentes acamados e em ambulatório.

Regras básicas que deve cumprir diariamente:

  • Tome o pequeno almoço antes de sair de casa.
  • Fraccione as refeições ao longo do dia.
  • Faça refeições pouco volumosas e sempre pouco gordas.
  • Em cada refeição coma sempre um alimento farináceo.
  • Evite bolos e bolachas – Prefira o Pão: escolha sempre pão de mistura, cereais, integral… de padaria varie o mais possível.
  • Beba água, chá, tisana ao longo do dia
  • Evite fritos, folhados, alimentos gordos (carnes gordas, enchidos, patês, natas, queijos gordos, bolachas entre outros).
  • Reduza as porções de carne: não exceda 120g por refeição.
  • Prefira o peixe à carne, não coma mais que 3 refeições por semana de carne – sempre magra.
  • Coma hortaliças/legumes na sopa, estufados, guisados no forno ou na salada ou/e outros 4 vezes ao dia.
  • Coma leguminosas (Feijão, grão, favas, lentilhas) – 3 a 4 vezes por semana.
  • Coma Fruta, 4 a 5 peças por dia fresca com casca.

Dra. Isabel A. Castro
Horário: Segunda-feira.
Medicina Tradicional Chinesa

Acupunctura é um ramo da Medicina tradicional chinesa e um método de tratamento chamado complementar de acordo com a nova terminologia da OMS – Organização Mundial da Saúde.A Medicina Tradicional Chinesa (MTC), é a denominação usualmente dada ao conjunto de práticas de medicina tradicional em uso na China, desenvolvidas ao longo dos milhares de anos da sua história. Ler mais

É considerada uma das mais antigas formas de medicina oriental, termo que engloba também as outras medicinas da Ásia, como os sistemas médicos tradicionais do Japão, da Coreia, do Tibete e da Mongólia.

A MTC fundamenta-se numa estrutura teórica sistemática e abrangente, de natureza filosófica. Ela inclui nos seus princípios o estudo da relação de yin/yang, da teoria dos cinco elementos e do sistema de circulação da energia pelos meridianos do corpo humano.

Tendo como base o reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano e sua interacção com o ambiente segundo os ciclos da natureza, procura aplicar esta compreensão tanto ao tratamento das doenças quanto à manutenção da saúde através de diversos métodos.

Dra. Mónica Salgado
Horário: De segunda a sexta.
Terapia da Fala
A terapia da fala consiste no desenvolvimento de actividades no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal.
Ft. Maria João Vilafranca
Horário: De segunda a sexta.
Fisioterapia

Centra-se na análise e avaliação do movimento e da postura, baseadas na estrutura e função do corpo, utilizando modalidades educativas e terapêuticas específicas, com base essencialmente no movimento, nas terapias manipulativas e meios físicos e naturais, com a finalidade de promoção da saúde e prevenção da doença, da deficiência, da incapacidade e da inadaptação, e de tratar, habilitar ou reabilitar, indivíduos com disfunções de natureza física, mental, de desenvolvimento ou outras, incluindo a dor, com o objectivo de os ajudar a atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida.Ler mais

Definição de Fisioterapia retirado do decreto-lei nº 261/93 de 24 de Julho.Fechar

Fisioterapeuta

Técnico de saúde que trata doentes de diferentes patologias tais como ortopédica, neurológica, respiratória ou outra, individualmente ou em grupo colaborando na recuperação, aumento e manutenção das capacidades físicas dos pacientes bem como na prevenção da incapacidade para o que utiliza técnicas específicas da profissão.

Colabora no diagnóstico mediante a avaliação dos pacientes, identificando as áreas lesadas, colaborando na prossecução de programas adequados de tratamento com o fim de ajudar doentes a reconquistarem ou aumentarem as suas capacidades físicas, utilizando diferentes técnicas tais como terapia pelo movimento, técnicas manipulativas, electroterapia, incluindo o frio e o calor, e ainda outras técnicas mais evoluídas de facilitação neuromuscular.

Deve fazer parte de uma equipa de reabilitação juntamente com outros técnicos aplicando os conhecimentos específicos da profissão, ensinando aos doentes o modo de proceder mais adequado consoante o seu estado.

“Classificação Nacional das Profissões”, Ministério do Trabalho,
Secretaria de Estado do Emprego, página 36 – Lisboa, 1980.

Ft. Erica Rosendo
Horário: De segunda a sexta.
Ft. Marta Silva
Horário: De segunda a sexta.
Ft. Raquel Rolo
Horário: De segunda a sexta.
Auxiliares de Fisioterapia
Aux. Cristina Monteiro
Horário: De segunda a sexta.
Aux. Maria da Luz
Horário: De segunda a sexta.
Aux. Salete Teixeira
Horário: De segunda a sexta.