Serviços

Consultas:

Fisiatria:

 Fisiatria ou Medicina Física e Reabilitação é uma especialidade médica responsável pelo tratamento de uma ampla variedade de doenças que causam algum grau de incapacidade, desde casos mais leves como uma dor nas costas (lombalgia) até lesões mais graves como as sequelas de um AVC, e cujo objectivo principal é a recuperação funcional e o alívio da dor do paciente. Topo


Pneumologia:

 É a especialidade médica que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças do sistema respiratório.A patologias geralmente observadas e sob a orientação terapêutica da pneumologia encontram-se apneia osbtrutiva do sono, asma, doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), pneumonias em suas variadas etiologias, fibrose quística, tuberculose, micoses pulmonares, doenças auto-imunes intersticiais, patologia vascular pulmonar, pneumoconioses e patologia tumoral pulmonar.Topo


Alergologia:

  Especialidade da medicina que visa o diagnóstico e o tratamento das doenças alérgicas. Actualmente esta especialidade recebeu denominação oficial de ImunoAlergologia, uma vez que para o seu exercício, o médico especialista deve ter conhecimento da diversidade das doenças alérgicas, mas deve também possuir profundo conhecimento do funcionamento do sistema imunológico, bem como estar qualificado para o diagnóstico e o tratamento de todas as suas alterações. O médico especialista em ImunoAlergologia é qualificado para exercer a especialidade, que consiste na avaliação clínica do paciente, nos teste cutaneos, na prescrição e fornecimento da imunoterapia específica para dessensibilzação. Topo


Cardiologia:

Especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças do coração e de todo o sistema cardiovascular. A Cardiologia é tanto preventiva como interventiva, com recurso a meios de diagnóstico que fazem parte da especialidade como electrocardiogramas (ECG) simples e com esforço (geralmente em tapetes rolantes), Ecocardiogramas, entre outros.  Topo


Psicologia Clínica:

A consulta de Psicologia actua no campo do bem estar psicológico, sendo o seu objectivo dar resposta a sintomas de depressão, ansiedade, quadros de hiperactividade, agressividade, dificuldades de relacionamento, dificuldades de aprendizagem, quadros de neurose, psicose e outras disfunções de personalidade.  Ler mais

Em muitos casos o mal estar psicológico é acompanhado por queixas de índole física, que surgem como forma de expressão do sofrimento psíquico.

Um exame Psicológico diferenciado permitirá traçar um plano de intervenção adequado, que visa trabalhar os aspectos emocionais, sociais e relacionais, promovendo o bem estar psíquico e a adaptabilidade emocional através de um processo de Psicoterapia.

Avaliação Psicológica

» Avaliação do desenvolvimento cognitivo e da inteligência
» Avaliação do desenvolvimento da linguagem e da motricidade
» Avaliação das competências escolares (atenção, memória, concentração, etc)
» Exame da personalidade e avaliação do desenvolvimento sócio-emocional (depressão, ansiedade, hiperactividade, agressividade, dificuldades de relacionamento, neurose, psicose).

Psicoterapia

É um processo de exploração do funcionamento psicológico da pessoa com a ajuda do terapeuta, levando a um maior auto-conhecimento em relação a factores como a influência dos acontecimentos na história pessoal, a personalidade e padrões de relacionamento interpessoal. Assim, este processo propõe ao paciente uma oportunidade de aprender a comportar-se, a sentir e a pensar diferentemente, de forma a desenvolver uma maneira mais produtiva e feliz de estar na vida.

ÁREAS DE INTERVENÇÃO

– Psicoterapia Adolescentes e adultos

– Avaliação Psicológica para esclarecimento de diagnóstico

– Avaliação Neuropsicológica

– Avaliação de Orientação Vocacional

– Avaliação Psicológica de Condutores

- Rastreio à memória 

. Topo


Psicologia Educacional:

 A consulta de Psicologia Educacional é direccionada essencialmente para obem-estar da criança e sua família, em estreita ligação com os diversos contextos vivenciais da criança, como a escola e outros ambientes em que a mesma se encontre inserida. Topo


Medicina Estética:

A finalidade da Medicina Estética passa pelo diagnóstico e tratamento de alterações físicas tais como estéticas, constitucionais ou sequelas provenientes de doenças ou traumatismos. Esta área surge como respostas à necessidade de criar bem estar entre mente e corpo.
Veja mais aquiTopo

 

 

Tratamentos:

Fisioterapia:

 

Centra-se na análise e avaliação do movimento e da postura, baseadas na estrutura e função do corpo, utilizando modalidades educativas e terapêuticas específicas, com base essencialmente no movimento, nas terapias manipulativas e meios físicos e naturais, com a finalidade de promoção da saúde e prevenção da doença, da deficiência, da incapacidade e da inadaptação, e de tratar, habilitar ou reabilitar, indivíduos com disfunções de natureza física, mental, de desenvolvimento ou outras, incluindo a dor, com o objectivo de os ajudar a atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida.

Definição de Fisioterapia retirado do decreto-lei nº 261/93 de 24 de Julho.Ler mais

Fisioterapeuta

Técnico de saúde que trata doentes de diferentes patologias tais como ortopédica, neurológica, respiratória ou outra, individualmente ou em grupo colaborando na recuperação, aumento e manutenção das capacidades físicas dos pacientes bem como na prevenção da incapacidade para o que utiliza técnicas específicas da profissão.

Colabora no diagnóstico mediante a avaliação dos pacientes, identificando as áreas lesadas, colaborando na prossecução de programas adequados de tratamento com o fim de ajudar doentes a reconquistarem ou aumentarem as suas capacidades físicas, utilizando diferentes técnicas tais como terapia pelo movimento, técnicas manipulativas, electroterapia, incluindo o frio e o calor, e ainda outras técnicas mais evoluídas de facilitação neuromuscular.

Deve fazer parte de uma equipa de reabilitação juntamente com outros técnicos aplicando os conhecimentos específicos da profissão, ensinando aos doentes o modo de proceder mais adequado consoante o seu estado.

“Classificação Nacional das Profissões”, Ministério do Trabalho,
Secretaria de Estado do Emprego, página 36 – Lisboa, 1980.

. Topo


Medicina Tradicional Chinesa / Acupuntura:

 

Acupunctura é um ramo da Medicina tradicional chinesa e um método de tratamento chamado complementar de acordo com a nova terminologia da OMS – Organização Mundial da Saúde.

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC), é a denominação usualmente dada ao conjunto de práticas de medicina tradicional em uso na China, desenvolvidas ao longo dos milhares de anos da sua história. Ler mais

É considerada uma das mais antigas formas de medicina oriental, termo que engloba também as outras medicinas da Ásia, como os sistemas médicos tradicionais do Japão, da Coreia, do Tibete e da Mongólia.

A MTC fundamenta-se numa estrutura teórica sistemática e abrangente, de natureza filosófica. Ela inclui nos seus princípios o estudo da relação de yin/yang, da teoria dos cinco elementos e do sistema de circulação da energia pelos meridianos do corpo humano.

Tendo como base o reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano e sua interacção com o ambiente segundo os ciclos da natureza, procura aplicar esta compreensão tanto ao tratamento das doenças quanto à manutenção da saúde através de diversos métodos.

. Topo


Terapia da Fala:

Consiste no desenvolvimento de actividades no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal. Topo


Dietista e Nutrição

Participa de forma activa na avaliação nutricional, cálculo, planificação e elaboração dos vários regimes alimentares, naturais ou artificiais, de doentes internados e em ambulatório, segundo prescrição clínica, com a finalidade de promover o suporte nutricional e a segurança alimentar.Compete-lhe também a administração e organização dos serviços de alimentação e dietética.A evolução do conhecimento científico sobre o valor nutricional dos alimentos e respectivos efeitos no organismo humano exige deste profissional uma actualização permanente na área das ciências da nutrição. Intervém na terapêutica, na prevenção e promoção da saúde, assim como nas áreas da investigação científica, de gestão e do ensino.